HÁ ANOS VENHO FALANDO SOBRE ISSO. O diabetes tipo 2 é uma doença causada por hábitos comportamentais, logo, seu real tratamento deve ser pela RESSIGNIFICAÇÃO de hábitos prejudiciais. Remédios podem ajudar? Podem. Mas você quer ser dependente deles para o resto da vida?!
Aliás, o que mais vejo ultimamente são médicos e cientistas se debruçando em maneiras não-farmacológicas de tratar o diabetes.
Desde 2019, por exemplo, a Associação Americana de Diabetes (ADA, em inglês) indica o low carb para o tratamento de pacientes com diabetes tipo 2. Publicado no fim de 2022, um estudo realizado por uma universidade chinesa chegou à conclusão de que o jejum de 16 horas poderia levar à remissão do diabetes tipo 2. E não é só isso, de acordo com o estudo, os indivíduos que jejuaram ainda emagreceram uma média de 5,96 kg (enquanto o grupo controle emagreceu apenas 0,27 kg).
“A diabetes tipo 2 não é necessariamente uma doença permanente. A remissão é possível se os pacientes perderem peso mudando sua dieta e hábitos de exercícios. Nossa pesquisa mostra que um jejum intermitente pode levar à remissão em pessoas com diabetes tipo 2, e essas descobertas podem ter um grande impacto nos mais de 537 milhões de adultos em todo o mundo que sofrem da doença”, disseram os cientistas responsáveis pela pesquisa.
Eu não poderia concordar mais com eles! Tenho visto, inclusive, essa remissão em meus pacientes há anos, aplicando estratégias que envolvem a ressignificação alimentar!
Eu já disse um milhão de vezes que se você quer saúde, o caminho não é fácil, mas pelo menos lá na frente você não vai precisar estar em uma cama de hospital e, sim, com a sua família! Qual será sua escolha?
Se você quer saber mais sobre o jejum intermitente, convido a assistir os vídeos em meu canal no YouTube:
www.youtube.com/institutodrbarakat
Ref: doi.org/10.1210/clinem/dgac661