Adultos que passam horas no celular podem desenvolver TDAH, mostra estudo
20 de junho de 2024
Como otimizar as mitocôndrias
20 de junho de 2024

Jejuar por 24 horas entre as refeições pode diminuir o risco de diabetes

Um estudo recente, publicado em fevereiro deste ano, sugere que jejuns de 24 horas podem ajudar a reduzir o risco de diabetes. Publicado na revista Cell Reports, o estudo revelou que períodos de jejum aumentam os níveis de um ácido graxo que reduz a atividade de moléculas que desencadeiam respostas inflamatórias ligadas a diversas doenças, incluindo o diabetes.

A pesquisa, conduzida pela equipe da Universidade de Cambridge, mostrou que espaçar as refeições em intervalos de 24 horas pode diminuir a inflamação no corpo, aumentando a produção de um ácido graxo crucial – lembrando que períodos prolongados de inflamação podem contribuir para várias doenças, desde diabetes até Alzheimer.

O jejum intermitente tem sido associado à melhora da sensibilidade à insulina e à redução dos níveis de glicose no sangue, fatores-chave no controle do diabetes. Durante o jejum, o corpo entra em um estado de cetose, onde utiliza a gordura armazenada como fonte de energia. Isso ajuda a reduzir a resistência à insulina e a normalizar os níveis de glicose no sangue.

Além disso, o jejum pode promover a regeneração das células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina, contribuindo com o controle do diabetes tipo 2.

DOI:https://doi.org/10.1016/j.celrep.2024.113700

plugins premium WordPress