Quando falamos em destoxificação preciso esclarecer que a regra de ouro é compreender que o ser humano deve ser visto de maneira integrativa, biopsicossocial.
Mas, o que isso tem a ver com a eliminação de toxinas do organismo? Tudo. De que adianta comermos bem, excluirmos o que nos faz mal se continuamos envenenando nossa mente? Afinal, estas são esferas do ser humano que tendem a acumular altos níveis de toxicidade provenientes do meio externo.
São quatro os pilares para uma vida saudável: alimentação e intestino saudável, sono, prática de exercícios e, equilíbrio corpo, mente e espírito! Um está intimamente ligado ao outro, sendo vital sua integração.
Lembram quando digo para vocês: “somos o que comemos, sobretudo, o que absorvemos?” Quando não comemos bem, o primeiro órgão que sente isso de forma intensa é o intestino, porque é lá que tudo o que absorvemos é devidamente digerido e utilizado para o corpo. Uma curiosidade – que muitos desconhecem ou podem olhar com certa estranheza é que o intestino é responsável pela produção de aproximadamente 80% de serotonina, um neurotransmissor que atua no nosso cérebro responsável por conduzir impulsos nervosos como o humor, sono e funções intelectuais. Por isso, há quem chame o intestino de “segundo cérebro”. Minha pergunta pra vocês é: o que vocês têm ingerido no campo das emoções? Quanto mais negatividade permitirmos entrar dentro de nós, mais fragilizaremos nossa saúde mental com estas toxinas.
De nada adianta fazer um programa de destoxificação do organismo se você não estender a prática para uma limpeza da mente e do espírito. Estas toxinas emocionais geralmente são derivadas de mágoas, ressentimentos, tristezas, perdas e tantas outras circunstâncias. Nestes casos não existe cardápio alimentar que promova esta “faxina interior”. liberte-se de tudo aquilo que ainda te prende aos excessos emocionais de 2018. O negócio é organizar a casa, de dentro pra fora e receber 2019 com a mente sã!
Neste mês (conhecido como “janeiro branco“) é inclusive celebrada a conscientização da importância da saúde mental. Acompanhem comigo que vamos aprofundar neste destox mente e espírito.