Já sabíamos que o corpo humano chega a abrigar cerca de 10 trilhões de bactérias, boa parte delas no intestino, onde atuam em simbiose com o nosso organismo colaborando para que ele funcione corretamente. Agora, um recente estudo de pesquisadores europeus descobriu que neste microbioma há também aproximadamente 140 mil variedades de vírus.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A descoberta, publicada no periódico científico Cell em 18 de fevereiro, foi feita com base na análise de 28 mil amostras do microbioma intestinal de indivíduos de todo o planeta. Após sequenciarem o DNA por meio de uma técnica chamada metagenômica, identificaram milhares de variedades de vírus, incluindo diversos bacteriófagos (vírus que se alimentam de bactérias e podem ser utilizados no combate a doenças).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como eu disse anteriormente, nosso intestino está repleto de micro-organismos e há estudos que associam a presença ou ausência deles à doenças como alergias, depressão e até mesmo obesidade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por enquanto, nos resta aguardar mais estudos para que possam identificar melhor como nossa microbiota funciona e, a partir disso, desenvolverem possíveis tratamentos. Mas o que podemos fazer já? Cuidar da saúde intestinal! Excluir ultraprocessados, óleos vegetais, farináceos e açúcar refinados da rotina alimentar, ingerir mais vegetais, carnes e sementes, incluir probióticos e prébióticos…Enfim, ressignificar a alimentação!!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Referência:
Luis F. Camarillo-Guerrero, Alexandre Almeida, Guillermo Rangel-Pineros, Robert D. Finn, Trevor D. Lawley. Massive expansion of human gut bacteriophage diversity. Cell, 2021; 184 (4): 1098 DOI: 10.1016/j.cell.2021.01.029