fbpx
Impossível x possível
9 de abril de 2017
Banha de Porco
9 de abril de 2017

Gordura Saturada

Por muito tempo a gordura saturada esteve presente no banco dos réus. Mas, será mesmo que ela é uma vilã para a saúde?

Por muito tempo a gordura saturada esteve presente no banco dos réus. Mas, será mesmo que ela é uma vilã para a saúde?

Pra responder a ela, precisamos compreender de qual alimento estamos falando? Se for da manteiga ghee, da carne natural e da linguiça que vêm direto do criador – estamos falando de comida saudável! Grave bem isso!

Agora, se estamos tratando destes mesmos produtos, mas na forma de embutidos, industrializados, que contém na sua formulação conservantes, nitrato, preservantes e outras substâncias, aí sim, estamos entrando no território do risco à saúde.

Por muitos anos a gordura saturada foi tratada como igual pelos pesquisadores. Volto a dizer aqui que, como um macronutriente, a gordura tem seus benefícios ao organismo e erroneamente a medicina tem associado uma de suas formas como a causa principal de doenças cardiovasculares.

De fato, a gordura saturada tem sim seus pontos negativos, assim como qualquer outro alimento, pois tudo se baseia em dois pontos importantes: o excesso e a qualidade do produto. Sabemos que determinadas dietas – como a Paleo, seguem um maior consumo de carnes e isso é totalmente saudável.

O que varia é conforme a dieta recomendada pelo especialista pra cada um. O ser humano há mais de 70 mil anos está habituado a digerir estes alimentos. Nosso organismo é o mesmo, o que mudou – e não estamos acostumados – é com uma carne ou alimento “corrompido” pela indústria.

WhatsApp chat