O que significa viver um estilo de vida Paleolítico? E low carb? Quais os benefícios de seguir uma alimentação baseada no estilo Mediterrâneo? Estas são algumas das dúvidas que muitos de vocês ainda tem quando o assunto é alimentação
Nesta série – que terá como base o 1º Pilar “Alimentação Saudável” – explicaremos cada uma delas e quais qualidades podem representar para o organismo.
Antes de iniciarmos quero esclarecer que não se trata de apresentar esta ou aquela dieta, muito menos vocês sairão daqui com um cardápio. Este tipo de abordagem não é nosso propósito aqui, mas sim, de informar sobre dinâmicas alimentares que podem contribuir com uma nutrição mais adequada.
Quando falo destes temas, observo muitos focados em emagrecer, perder peso. Na verdade o propósito deve ser reeducação alimentar, mudança no estilo de vida. Você só conquistará saúde e qualidade de vida quando compreender que trata-se de um conjunto: alimentação, exercícios, controle do sono e estresse; equilíbrio corpo, mente, espírito, que levará uma pessoa a níveis que vão além de perder kilos, mas possibilitarão conquistar uma vida saudável. Sem uma mudança integral, a pessoa após perder os desejados “kilos” extras, pode retornar ou manter os velhos hábitos e ganhar novamente peso. A perda de peso será uma consequencia de um organismo mais sadio, menos inflamado por determinados alimentos. É preciso ir além de dietas para perder peso e passar a enxergar o todo!
Neste contexto – seja qual for o estilo de vida (paleo, lowcarb etc.) – o princípio é que seja uma comida rica em nutrientes, isenta de produtos industrializados e seus conservantes, corantes e tantos outros elementos químicos. Estes “antinutrientes” podem impactar na saúde, enfraquecer o sistema imune, e em longo prazo, ocasionar doenças como diabetes, obesidade, hipertensão, doenças autoimunes e, até mesmo, o câncer.