Como lidar com hipercolesterolemia
5 de janeiro de 2021
Melatonina produzida no pulmão pode ser barreira contra covid-19
11 de janeiro de 2021

Espelta pode reduzir o risco de infarto e diabetes tipo 2

ESPELTA. Quem aí já ouviu falar deste superalimento?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Também conhecida como trigo-vermelho, a espelta é um grão integral plantado e colhido da mesma maneira que nossos ancestrais faziam. Não sofreu modificações e, por isso, acaba por ser mais saudável que o trigo comum que encontramos na produção dos pães, biscoitos e outros alimentos industrializados.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Trata-se também de um carboidrato complexo, com muitas fibras (melhorando o funcionamento do intestino) e baixo índice glicêmico. Além disso, é fonte de ferro, zinco, potássio, manganês, magnésio e potássio.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Alguns estudos concluíram que uma maior ingesta de grãos integrais, como a espelta, em comparação com uma baixa ingesta está associada com uma redução de 14% no risco de infarto e 12% no risco do desenvolvimento de doença arterial coronariana. Por ter uma digestão mais lenta em nosso organismo e reduzir os picos de açúcar no sangue, há também estudos que sugerem que a espalta possa ajudar na redução do risco de diabetes tipo 2.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Acho importante ressaltar aqui que, por ser um tipo de trigo, a espelta contém, sim, glúten (porém, em uma quantidade menor e sem modificações, como é o que encontramos na farinha branca refinada – leiam mais sobre isso em #DrBarakatGluten no Instagram). Por isso, se você tiver algum tipo de sensibilidade, é melhor evitar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mas, caso possa consumir, saiba que é uma opção mais saudável para aqueles que buscam uma substituição à farinha branca refinada! Quem aí já experimentou espelta?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Referências:
Aune D, Norat T, Romundstad P, Vatten LJ. Whole grain and refined grain consumption and the risk of type 2 diabetes: a systematic review and dose-response meta-analysis of cohort studies. Eur J Epidemiol. 2013 Nov;28(11):845-58.
Fang L, Li W, Zhang W, Wang Y, Fu S. Association between whole grain intake and stroke risk: evidence from a meta-analysis. Int J Clin Exp Med. 2015 Sep 15;8(9):16978-83.
Tang G, Wang D, Long J, Yang F, Si L. Meta-analysis of the association between whole grain intak

plugins premium WordPress