Enquanto o mundo se entrega cada vez mais às telas, estudos revelam que a caligrafia estimula um aumento significativo das conexões cerebrais, o oposto do que ocorre ao digitar.
Resultados publicados na revista Frontiers in Psychology em janeiro deste ano mostraram que os alunos não só aprendem mais, mas também melhoram sua ortografia e memória.
Os pesquisadores sugerem que isso ocorre devido à atenção cuidadosa dada à formação das letras, mais estimulante para o cérebro do que simplesmente apertar teclas repetidamente.
Quando escrevemos à mão, os movimentos das mãos ativam mais o cérebro, sem a correção automática das telas.
Não importa se é no papel ou em uma tela sensível ao toque com uma caneta digital, o foco está nos movimentos precisos das mãos e na ativação sensorial.
Dar aos alunos mais oportunidades de escrever à mão durante as aulas é fundamental, pois há evidências de que isso melhora o aprendizado e a retenção.
Agora me conta, como está a sua letra atualmente? muita gente não lembra nem como se pega numa caneta!rsrs
Ref.: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2023.1219945