fbpx
Desafios e Oportunidades
28 de fevereiro de 2017
Livro Dr. Barakat
3 de março de 2017

Escolhi Ser Feliz: o silêncio

Quando estiver irritado e ansioso, ame o silêncio (Augusto Cury)

É incrível e admirável o poder do silêncio. Entre todas as atitudes que podemos ter em determinadas situações, silenciar pode ser a melhor delas.

Quem já não falou algo em um momento de irritação e ansiedade que depois, ao retornar a si e refletir, percebeu que foi um erro. Quando isso acontece, nos resta reconhecer e nos desculpar – conosco e com quem possa ter sido atingido por nossas palavras. Com o tempo devemos buscar não cometer os mesmos erros, mas sobretudo, se errarmos que tenhamos a humildade de reconhecer.

É fácil praticar o silêncio, se recompor e, então, tomar alguma atitude? Não, de fato que não. Acredito que nós, enquanto seres humanos, já vivenciamos o lado de quem foi atingido e do de quem atingiu. E, como hoje em dia – com as exigências que a rotina pode nos impor, as pressões externas que insistem em nos colocar na tênue linha-limite de nossa capacidade de autocontrole, perdemos as estribeiras com tanta facilidade.

A sociedade aprendeu que extravasar a raiva e a ansiedade são os meios de sobreviver. Notem bem: sobreviver está longe de ser sinônimo de viver. É no equilíbrio que mora o caminho para uma vida de paz, com plenitude.

Seja você um sangue quente ou não, o silêncio é o melhor amigo de circunstâncias em que nossas emoções estão à flor da pele. É neste momento de quietude que podemos nos dar a chance de nos ouvir e de refletir antes de falar ou agir.

Nesta semana, pudemos verificar que as emoções têm impacto sobre a saúde de nosso organismo – podendo trazer bem ou ser tóxicas. A resposta que damos a situações-limites podem ser a tradução de um turbilhão que tem morado em nosso interior.
O caminho do aprendizado pode ser longo e constante, mas o tempo + atitudes + fé + amor + perseverança é que geram a transformação genuína, uma cura do nosso corpo, mente e espírito.

O primeiro passo é reconhecer limites. Pra amarmos o silêncio temos que compreender que ele é um processo de autoconhecimento e de amor a si e ao próximo. E que não somos responsáveis pela atitude do outro, mas pela nossa. Enquanto nos levantarmos a cada manhã – significa que temos a oportunidade de fazer diferente.

Sejamos gratos pelo silêncio!

#escolhiserfeliz

WhatsApp chat