Conexão total. É assim que podemos descrever a relação que deve haver entre as emoções e nosso organismo e que baliza este Pilar. Para alcançar saúde e qualidade de vida, devemos ir além da alimentação e da prática de atividades físicas. É preciso manter o equilíbrio do corpo, com a mente e o espírito.
De nada adianta você se lançar em uma determinada dieta, começar um novo ciclo em sua vida, se não for afundo e identificar os chamados “gatilhos” – aqueles hábitos e/ou atitudes que podem reter nossa evolução enquanto seres humanos. É preciso tratar as compulsividades, os distúrbios que nos levam a distorções de comportamentos físicos, psíquicos, emocionais.
As emoções atuam sobre nosso organismo e isso compreende desde impacto na saúde, nas relações que podem haver com câncer; entraremos na somatização de sentimentos e psicossíntese; mindfulness, meditação.
A ideia é entrarmos em questões que iram fortalecer esta pirâmide que nos forma: corpo, mente e espírito.
Exercite sua mente, seus pensamentos, aprenda a controlá-los e usá-los a seu favor e não contra você. Você não pode mudar as circunstâncias externas, mas pode escolher como vai encarar as situações, e como se enxergar. Nada melhor do que meditação e respiração. É assim que eu visto o manto azul, que me protege de toda negatividade que quiser invadir meu organismo ou roubar minha paz.
Não adianta correr atrás apenas do trabalho, buscar enriquecer, ter poder, ser reconhecido, e não estabelecer vínculos e hábitos que lhe permitam desfrutar dessas conquistas. O estresse oriundo de jornadas excessivas, de agenda muito lotada de compromissos voltados apenas para o financeiro, é uma semente que traz a solidão como colheita. Que preço estamos dispostos a pagar por uma aparente felicidade calcada unicamente em conquistas materiais? Perder nossa família? Não estar presentes na vida de nossos filhos? Mais vale uma vida simples, porém cercada de pessoas queridas e de boa saúde, do que adoecer em UTIs de luxo, porém vazias. Valorize a sua vida, ela é única. Faça-a valer a pena!