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Por isso levanto há anos a bandeira da importância de priorizar comida de verdade e manter distância total dos Industrializados das crianças. Percebo que muitos tem se conscientizado disso e procurado agir diferente!
Diante da obscena oferta da Indústria somos bombardeados de propagandas. E, claro, o “bom marketing” foca também em publicidades voltadas a agradar o público infantil. Eles sabem que de pequeno se cultivam os hábitos e investem pesado nisso.
Por aqui temos aprendido que não devemos ceder aos apelos da Matrix. Acompanhamos movimentos em escolas que já tem mudado o pensamento frente à alimentação que vem sendo oferecida. E, ontem tive uma grata surpresa ao ler na Folha de S. Paulo o resultado de uma pesquisa Datafolha encomendada por uma instituição chamada “ACT” – que atua na área de controle ao tabagismo e promoção de saúde, que aponta que 7 a cada 10 brasileiros são contra publicidade de refrigerantes e salgadinhos para crianças. Aqui está o link da Folha http://bit.ly/2f7krMm
Entre os entrevistados, 72% afirmaram ser contra, totalmente ou em parte, a propaganda de refrigerantes. 67% contra salgadinhos; e 64% de sucos industrializados. E, já temos 60% que estão contrários a qualquer tipo de propaganda para crianças.
Considero este resultado positivo. Mas, preciso ressaltar que ainda há muito a caminhar. De nada adianta não haver publicidade nos meios de comunicação, ou mesmo tirar as crianças da sala na hora da propaganda, se quando elas se sentarem à mesa ou abrirem seus lanches se depararem com estes produtos. Entendem? Toda ação que coíba maus hábitos é bem-vinda! Só que o primeiro estímulo vem de dentro de casa, daqueles em quem elas se espelham! Entendem?