“Everybody needs everybody”. Este é o lema que a World Obesity Federation criou para o Dia Mundial da Obesidade, que ocorre hoje. A tradução para a frase seria “todo mundo precisa de todo mundo”, mas levando no sentido literal também é possível traduzir como “todo corpo precisa de todo corpo” e essa é a mensagem que eles buscam passar, principalmente por estarmos em uma pandemia que tem afetado de uma maneira mais intensa as pessoas obesas e com sobrepeso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, o isolamento social e o estresse gerado pelo coronavírus colaboram para o ganho de peso e se queremos vencer esta guerra precisamos não apenas adotar as medidas de proteção como distanciamento social e uso de máscara, mas principalmente cuidarmos da nossa saúde individual para colaborarmos com a saúde coletiva.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Neste sentido, é sabido que mesmo uma pessoa obesa pode ter ganhos significativos em sua saúde ao perder cerca de 10% de seu peso (ocorre melhora nos índices de pressão arterial, glicose e colesterol, além de diminuir a apneia do sono). Por isso, se você se encontra nesta condição, saiba que ela não precisa ser permanente e pequenas mudanças já podem significar melhorias em sua qualidade de vida e sua saúde!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚨Conhece alguém que precisa ler isto?
⚠️Compartilhe essa mensagem!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Referência:
Halpern, B., Mancini, M.C. Controlled obesity status: a rarely used concept, but with particular importance in the COVID-19 pandemic and beyond. J Endocrinol Invest (2020). https://doi.org/10.1007/s40618-020-01389-0