fbpx
Ervas e temperos: conheça os benefícios de cultivar em casa
19 de setembro de 2016
Emoção: quando problemas emocionas intoxicam nosso organismo
20 de setembro de 2016

Corpo, Mente & Espírito: desvendando as emoções e o impacto na saúde do organismo

Leia mais.

20.09_CorpoMenteEspiritoVoceTodo mundo quer saber a fórmula para qualidade de vida e, consequentemente, para a felicidade. Nos dias de hoje são tantos apelos da sociedade de consumo, que nos iludimos com as falsas promessas de que seremos mais felizes por ter um carro importado ou um apartamento de luxo. Essa sensação de satisfação por conquistas materiais dura muito pouco, e se não existem bases mais firmes para fundamentar nossas convicções, acabamos nos tornando seres vazios. Mas, já dizia a sabedoria popular, que aquele que tem uma família, amigos verdadeiros e saúde, tem as verdadeiras riquezas!

E a ciência já tem comprovado que os valores familiares, o bom convívio interpessoal e os cuidados com o organismo são a base de uma vida realmente feliz. Uma pesquisa iniciada em 1938 em Harvard e que analisou várias gerações apontou esses fatores como preponderantes inclusive para a longevidade e a saúde dos indivíduos. Segundo o estudo, a solidão afeta não apenas o emocional como também a saúde física. Pessoas solitárias acabam vivendo menos e têm o funcionamento do cérebro prejudicado mais cedo. Mais que isso, o psiquiatra Robert Waldinger, que coordena hoje a pesquisa, concluiu justamente que o maior índice de longevidade está ligado a hábitos saudáveis: não fumar, não abusar de álcool, ser menos vítima de estresse, fazer exercícios físicos regulares e ter bons relacionamentos!

Ou seja, as emoções estão diretamente conectadas à saúde física! Por isso, da importância de manter sempre a mente ocupada com pensamentos positivos, e ter sentimentos bons. Não guardar mágoas, estar perto – e conviver bem – com as pessoas amadas. É fundamental retirar toda a negatividade. A ciência provou aquilo que sempre costumo dizer: exercite sua mente, seus pensamentos, aprenda a controla-los e usa-los a seu favor e não contra você. Você não pode mudar as circunstâncias externas, mas pode escolher como vai encarar as situações, e como se enxergar. Nada melhor do que meditação e respiração. É assim que eu visto o manto azul, que me protege de toda negatividade que quiser invadir meu organismo ou roubar minha paz.

Então, como a própria pesquisa concluiu, não adianta correr atrás apenas do trabalho, buscar enriquecer, ter poder, ser reconhecido, e não estabelecer vínculos e hábitos que lhe permitam desfrutar dessas conquistas. O estresse oriundo de jornadas excessivas, de agenda muito lotada de compromissos voltados apenas para o financeiro, é uma semente que traz a solidão como colheita. Que preço estamos dispostos a pagar por uma aparente felicidade calcada unicamente em conquistas materiais? Perder nossa família? Não estar presentes na vida de nossos filhos? Mais vale uma vida simples porém cercada de pessoas queridas e de boa saúde, do que adoecer em UTIs de luxo, porém vazias. Valorize a sua vida, ela é única. Faça-a valer a pena.

Referências

Como as emoções atuam no nosso corpo

https://www.washingtonpost.com/news/inspired-life/wp/2016/03/02/harvard-researchers-discovered-the-one-thing-everyone-needs-for-happier-healthier-lives/

 

 

Ou seja, as emoções estão diretamente conectadas à saúde física! Por 

WhatsApp chat