Você sabia que existe um carboidrato ainda mais perigoso que o açúcar escondido em muitos alimentos? Trata-se da MALTODEXTRINA!
Derivada do amido, a maltodextrina possui um índice glicêmico mais alto que o açúcar comum, o que significa que ela pode causar picos ainda mais rápidos e intensos de glicose no sangue. Esses picos não só contribuem para o armazenamento de gordura, mas também podem levar ao desenvolvimento de resistência à insulina, abrindo caminho para problemas de saúde sérios, como diabetes, esteatose hepática não alcoólica, doenças cardiovasculares, inflamação crônica, envelhecimento precoce e até câncer!
O assustador é que a maltodextrina está presente em diversos alimentos ultraprocessados que muitos consomem diariamente! Barras de cereais, energéticos, pães, bolos, molhos e temperos prontos podem conter essa substância perigosa.
Por isso, mais uma vez alerto para a importância de ler os rótulos! Evite os ultraprocessados e opte por comida de verdade, preservando sua saúde e bem-estar.
Obs: a maltodextrina também é utilizada por atletas que buscam aumento de peso e massa muscular e sabem como utilizar a insulina a seu favor, porém, como aqui falo para grande parte da população, busco alertar para o seu consumo embutido nos alimentos ultraprocessados!
Compartilhe para que mais pessoas estejam cientes dos perigos da maltodextrina e possam fazer escolhas mais saudáveis! Juntos, podemos promover uma alimentação consciente!