Já ouviram falar no Bulletproof Coffee (café à prova de balas)? Quem me acompanha o Dr. Barakat no Instagram Stories, já! Popularizada por Dave Asprey, um investidor do Vale do Silício (EUA), ele conheceu a receita durante uma visita pelo Oriente, em que o consumo de bebidas feitas com café, manteiga e outras formas de gorduras tem sido realizado há séculos.
Durante sua viagem ao Tibete, Dave provou uma bebida feita com chá e manteiga de iaque (animal típico da região) e se maravilhou ao sentir mais saciedade, disposição e criatividade. Assim, criou sua própria versão, com café, manteiga e óleo de coco, que faz parte da “The Bulletproof diet”, descrita em seu livro de mesmo nome, uma dieta rica em gorduras e pobre em carboidratos, aliada ao consumo do “bulletproof coffee”.
Mas, do que se trata, afinal, essa bebida? Ela aumenta a saciedade, reduzindo a fome, ao mesmo tempo em que aumenta o foco e a performance. Por ser termogênico, o café também auxilia na queima de gordura corporal e é um estimulante natural. Já o óleo de coco oferece energia por meio de sua fonte de TCM (triglicerídeo de cadeia média, também chamado de MCT – em inglês, medium chain triglyceride), um tipo de gordura de rápida disponibilização. Assim, a bebida tem um rápido esvaziamento gastrointestinal, disponibiliza energia rapidamente e por isso é muito boa para utilizar como pré-treino e não apenas em atividades físicas, mas também mentais.
Segundo o Dr. Barakat “o interessante é que você pode fazer a sua própria receita. Se você gosta dele mais como um “cappuccino”, pode usar qualquer leite vegetal (de coco, amêndoa, aveia, etc). Além disso, ir acrescentando pitadas de “especiarias” para dar um gostinho especial. Eu, por exemplo, gosto de utilizar café, leite de coco, 1 colher de chá de manteiga ghee (manteiga clarificada), 1 colher de sopa de óleo de coco extravirgem e finalizo salpicando um pouco de canela e pimenta caiena! Uso sempre uma colher de chá de manteiga para uma colher de sopa de algum óleo, pode ser manteiga ghee e óleo de coco extravirgem ou manteiga de cacau com MCT puro, por exemplo. Grande parte do óleo de coco é triglicérides de cadeia média, então, é possível usar só o MCT puro, mas também pode-se usar o óleo de coco, que além do MCT também possui outros componentes da gordura do coco.”
“No café da manhã, no pré-treino ou quando sei que vou demorar a me alimentar novamente e preciso de saciedade, sempre tomo essa bebida! O Bulletproof ideal deve levar um óleo rico em triglicérides de cadeia média, idealmente MCT puro ou óleo de coco, e uma manteiga, acrescidos do café. Sem adoçar, obviamente!! Afinal, o sabor doce é reconhecido como glicose pelas papilas gustativas, liberando insulina – e como não há consumo de carboidrato na sequência, vem a vontade incontrolável por doce. Logo, pra funcionar, nada de adoçar nada que estimule insulina, sua insulina deve se manter baixa para que você se mantenha com alta quantidade de energia e disposição. Inclusive, se for inovar em sua mistura, lembre-se de evitar carbos para não estimular a insulina!” complementa o Dr. Barakat.
Importante lembrar que, como tudo na alimentação, o bulletproof coffee exige cuidado com dosagem (nada de excessos!) e contexto. Quem passa mal com café, tem ansiedade, insônia, gastrite ou problemas cardiovasculares pode não se dar bem com essa receita.