Se você é uma pessoa que se alimenta bem, come quase que exclusivamente comida de verdade e, mesmo assim, tem gases/estufamento/algum problema intestinal, vale a pena conhecer os FODMAPs.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A sigla, que significa “Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides and Polyols”, diz respeito a um conjunto de carboidratos que não são completamente digeridos pelo intestino (devido a ineficiência de enzimas) de algumas pessoas e acabam sendo altamente fermentados por bactérias em nossa flora intestinal, o que pode ocasionar um supercrescimento bacteriano, gerando também desconforto intestinal devido a alta osmolaridade (atraem água para o intestino delgado) e formação de gases.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dentre os sintomas mais comuns causados pelos alimentos ricos em FODMAPs estão diarreia, distensão abdominal, gases e cólica, sintomas muito comuns em pessoas com Síndrome do Intestino Irritável (SII).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Assim, a Dieta pobre em FODMAPs visa excluir os alimentos que são ricos em FODMAPs, evitando, assim, todo o desconforto que eles podem trazer.
Os alimentos ricos em FODMAPs são:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
FRUTAS: Maçã, pera, pêssego, manga, melancia, nectarina, cereja, manga, sucos naturais, frutas secas, mel, frutose, xarope de milho, frutas enlatadas
LEITE E DERIVADOS – Leite de vaca, cabra ou ovelha, sorvete, iogurte (mesmo desnatado), leite condensado, queijo fresco e cremoso (ricota, cottage, cream cheese)
HORTALIÇAS E LEGUMINOSAS – Alcachofra, aspargo, beterraba, brócolis, alho, alho-poró,⠀quiabo, cogumelos, cebola, couve-flor, molho de tomate com conservantes ou ketchup, pistache, ervilha, grão de bico, feijão, lentilha
CEREAIS E MASSAS – Pães, bolos, biscoitos ou cereais contendo trigo e centeio e cereais com xarope de milho
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se você se identificou com os sintomas, vale a penas consultar um nutricionista funcional e conversar sobre esse assunto! Retirar alimentos que estão inflamando seu intestino podem melhorar sua saúde e qualidade de vida!