Vamos entender como tratar a depressão?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A doença, que é multifatorial, pode estar relacionada a fatores neuroquímicos e genéticos, portanto biológicos e físicos, e a fatores ambientais. Quem me acompanha, já sabe que ela pode surgir no intestino, desencadeada pela baixa produção de neurotransmissores como a serotonina e dopamina. Quando algum gatilho de genes até então inativos, como o da depressão, é ativado, a doença pode se manifestar. Justamente por isso, dizemos que o ser humano deve ser analisado como um todo – corpo, mente e espírito –, sendo que um organismo sadio é fundamental para uma mente também sã.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não há um “segredo” para seu tratamento, mas sim uma ressignificação na forma de se relacionar com o mundo, consigo mesmo e com certos hábitos como praticar diariamente exercícios físicos, manter uma alimentação equilibrada, intestino saudável e sono de qualidade. Além, é claro, de manter acompanhamento psicológico.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, contrariedades com nossa natureza interior podem gerar o sentimento de frustração e tristeza, afetando as emoções e desencadeando processos bioquímicos no corpo. Assim, a cura da depressão não se trata de uma fórmula mágica, mas sim a utilização do conjunto de métodos (medicina tradicional e alternativa) para libertar tensões, de modo a caminharmos para um estado de equilíbrio corpo e mente!