Hoje, no Dia Mundial do Tabaco, quero focar em uma questão que nem todo mundo imagina. Quando falamos sobre o tabagismo, é comum pensarmos que estamos prejudicando a saúde dos pulmões, mas a verdade é que fumar pode causar muitos outros danos, inclusive, ao intestino – tema que estamos abordando nesta semana!
Além de favorecer câncer em diversos locais (como boca, laringe, faringe, bexiga, pâncreas, INTESTINO e ESTÔMAGO), o tabagismo, tanto prévio como atual, ainda está associado à uma significativa redução da diversidade bacteriana na mucosa superior do intestino delgado. Um estudo mostrou que a diversidade da microbiota é bastante diferente de não-fumantes, o que pode levar à disbiose e, consequentemente, a prejuízos para toda a saúde.
Como sabemos, as bactérias benéficas que vivem em nosso intestino (são dezenas de trilhões delas!) atuam em importantes funções em nosso organismo, auxiliando na digestão e obtenção de nutrientes, assim como no fortalecimento do sistema imunológico e até mesmo na saúde mental! Por isso, cuidar do intestino envolve não apenas uma alimentação saudável, mas também hábitos saudáveis!
Em tempos de vapes/cigarros eletrônicos, é ainda mais importante tocarmos neste assunto porque muitos jovens estão sendo impactados por esses objetos e poderão ter suas vidas transformadas por eles. Aliás, não é a vida apenas do fumante que é afetada, mas a de toda a família, não é verdade?!
Conhece alguém que precisa ler esta mensagem? Compartilhe esse post com essa pessoa e vamos, juntos, lutar por um mundo mais saudável!
Referência: doi: 10.3390/biomedicines10020510