Descubra esse segredo para a felicidade
22 de maio de 2022
Os benefícios do café
24 de maio de 2022

Como evitar desconfortos intestinais

Desconforto intestinal (como constipação, gases, dores abdominais, refluxo, diarreia), problemas na pele (como acne) ou emocionais (ansiedade ou alterações no humor) e até mesmo a insônia podem ser indícios de que há algo de errado em seu intestino.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A maneira de evitar problemas intestinais é a prevenção por meio de mudanças de hábitos alimentares. Estudos científicos vêm mostrando que há indivíduos sensíveis ao glúten, porém, não possuem a doença celíaca. Diferentemente do alérgico, que ao comer alimentos a base de glúten passa mal imediatamente, o indivíduo sensibilizado pode manifestar a sintomática de 2 a 5 dias depois. Por isso, muitas vezes não associamos uma dor de cabeça, uma dermatite e desconforto gastrointestinal com aquele pão, pizza ingerido há 4 dias atrás.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Essa sensibilidade é um processo inflamatório intestinal, não chega a atrofiar mucosas dos enterócitos como acontece no doente celíaco, mas esses estão sendo lesionados. Isso gera uma alteração na absorção dos nutrientes. Lembrando que isso não é caracterizado como doença celíaca, mas alterações no trato intestinal.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Cuide bem do seu intestino, alimentando-se de forma saudável. Deixando de lado alimentos ultraprocessados, industrializados, cheios de aditivos químicos que em nada contribuem para o bom funcionamento intestinal. Suspenda o consumo de glúten por 30 dias e veja se ocorrerá diminuição ou extinção de incômodos. Caso ocorra, procure orientação médica e nutricional para melhor avaliar o caso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com mudanças simples sua vida pode ser melhor e com mais qualidade!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Referência:
High Proportions of People With Nonceliac Wheat Sensitivity Have Autoimmune Disease or Antinuclear Antibodies. Carroccio, Antonio et al. Gastroenterology , Volume 149 , Issue 3 , 596 – 603.e1

plugins premium WordPress