Publicado em 24/11/2016
Será que é realmente possível, diante de uma vida tão agitada e, muitas vezes, estressante, evitar um quadro de insônia? A resposta é sim! Entretanto, para fugir dela é preciso perseverança. Se você está disposto a ter atitudes que possam lhe ajudar segue algumas dicas práticas:
Há pessoas que tem o que podemos chamar de uma insônia temporária, que dura de um dia a uma semana, mas há outras que este quadro pode ser uma constante. Observamos que geralmente a insônia é ocasionada por estresse, preocupações – enfim, questões que povoam nossa mente e não a permitem desligar com facilidade durante a noite. Como resolver a questão?
Temos que buscar o relaxamento. O indivíduo já sabe que tem um problema de insônia, ele vai querer assistir a um filme de ação ou de guerra antes de se deitar? Ou acompanhar no noticiário informações negativas que podem lhe afetar? Se no seu caso há um problema que lhe persegue todos os dias, você vai dar a cara para apanhar dia e noite – ou buscar meios práticos e possíveis de resolver a questão?
Se já sabe que tem essa rotina dificultada, que tal montar uma que lhe favoreça? Deve se ter uma espécie de ritual. Chegar em casa, ouvir música leve, evitar brigas e discussões – para isso converse com sua família para que ela tome conhecimento do que você tem passado e peça ajuda! Afinal, família deve ser um time! Se no seu caso está enfrentando momentos de turbulência, faça a sua parte para ter harmonia. Lembre-se: não mudamos o outro, mas temos ingerência sobre nossas atitudes e autocontrole.
Tomar um chazinho, um banho quente, já com aquele positivismo: “vou relaxar” são conselhos milenares e que funcionam sim! O segredo está em reduzir o ritmo lentamente e não tentar frear a mente bruscamente. Não adianta chegar todo dia meia noite e dizer “agora vai começar meu drama”. Você já sabia! Porque não começou a preparar isso antes? Senão vai ser vítima de remédios. E se você já é, busque praticar uma rotina diferente, para se ver livre de mecanismos para ter uma boa noite de sono. Com acompanhamento de um médico, busque fazer a substituição por substâncias fitoterápicas, meditação, oração, respiração, emanar um mantra, qualquer coisa que creia e lhe ajude.
Para vocês que tem dúvida se a prática de atividade sexual antes de dormir pode impactar no sono – fique tranquilo. O sexo irá ajudar a relaxar! 😉