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Como Dormir Melhor

Começamos falando sobre a melatonina – o “hormônio do sono” -, produzida naturalmente pelo nosso organismo, numa glândula presente em nosso cérebro chamada “pineal”. “É preciso entender que para haver a indução da melatonina é preciso estar em um quarto escuro e silencioso!”, explica o Dr. Barakat. No caso de luz incidir sobre a retina pode haver inibição da produção do hormônio, porque a claridade pode interferir para que o nervo óptico e as demais conexões neuronais levem até a glândula pineal as informações necessárias para a “fabricação” dela. O período em que ocorre sua formação compreende normalmente entre às 2h e 3h da manhã – isso em um ritmo de vida normal.

“Alimentos também podem ser grandes aliados nesta hora, porque contribuem para que o corpo entre neste estado de relaxamento, como é o caso da aveia, mel, banana, ovo, maracujá, alface, couve e salmão”, explica o médico Dr. Barakat. Atenção especial à vitamina C, que reduz o nível de cortisol em nosso organismo. Importante também reforçar que é essencial fugir de alimentos pesados, industrializados e embutidos, de comidas que vão “pesar” na hora do sono e, de quebra, impactar no bom funcionamento de seu organismo. Afaste-se também de cafeína e outros estimulantes na hora de dormir. Mas, atenção, se você chega extremamente estressado em casa apenas a alimentação não resolverá. Se você já sabe que tem certa dificuldade em pegar no sono, procure montar uma rotina que lhe favoreça, com atitudes que ajudem a desacelerar, como ouvir uma música com batida mais suave, evitar smartphones e noticiários, tomar um banho quente após ingerir um chá calmante como chá de melissa, mulungu ou outros.

“Enfim, monte uma rotina para relaxar, podendo incluir também meditação, oração, respiração, emanar um mantra, etc… Lembre-se, é o conjunto alimentação e intestino saudável, exercícios, sono e estresse e equilíbrio corpo mente e espírito (nossos Quatro Pilares pra uma vida Saudável) que possibilitam alcançar o tão e merecido sono restaurador!”, conclui Dr. Barakat.

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