fbpx
SOP
13 de março de 2017
Menopausa e Alimentação
14 de março de 2017

Climatério e Menopausa

Para introduzir o tema vamos começar esclarecendo o que são climatério e menopausa. Podemos dizer que embora interligados, são momentos distintos pelos quais o organismo da mulher passa. Vamos entender.

Para introduzir o tema vamos começar esclarecendo o que são climatério e menopausa. Podemos dizer que embora interligados, são momentos distintos pelos quais o organismo da mulher passa. Vamos entender.

Climatério é o período que compreende a transição da fase reprodutiva até o momento em que a mulher perde sua capacidade reprodutiva e, com isso, inicia-se a menopausa. Geralmente pode ocorrer a partir dos 35-38 anos de idade, até os 45-50 anos. Trata-se do primeiro indício da menopausa, podendo se manifestar de 3 a 5 anos antes.  No climatério algumas mulheres podem apresentar uma diminuição na produção de hormônios característicos, no caso o estradiol e a progesterona, mas ainda sem muitas queixas clínicas.

Neste período são sintomas comuns fadiga, dor de cabeça, muscular, e as famosas “ondas de calor” – mais conhecidas como fogachos. Há mulheres que apresentam falha menstrual, mas não significa menopausa ainda.  Entende-se que a mulher está menopausada quando seu organismo encerra definitivamente o ciclo menstrual.

Entre os sinais mais comuns da menopausa temos: alteração do distúrbio do sono; alteração do humor; acumulo de gordura, principalmente abdominal; ressecamento à médio prazo nas áreas vaginais.

Para alcançar este período de climatério e menopausa com qualidade de vida e manutenção do desempenho do organismo da mulher os cuidados devem começar cedo. Como? Alimentação saudável, abandonar o sedentarismo, controle do estresse, equilíbrio corpo, mente e espírito. Não há mágica. É estilo de vida mesmo.

Além destas linhas de cuidado, quando bem indicada, é bem-vinda a terapia de reposição hormonal[1] para manter a mulher fisiologicamente ativa, bem como reduzir o impacto da menopausa e, também, reduzir as chances de haver osteoporose, uma condição que pode ocorrer nesta nova fase de vida quando não tratada, devido à queda na produção dos hormônios.

Amanhã cedo apresentarei algumas dicas que são importantes para manter o organismo saudável neste período e, também, impactos na saúde emocional da mulher. Fiquem de olho.

[1] The 2012 hormone therapy position statement of The North American Menopause Society. Menopause: The Journal of The North American Menopause Society 2012; 19 (3): 257-271: Dados recentes suportam a indicação da terapia hormonal para tratamento de sintomas do climatério e para prevenir osteoporose em mulheres com alto risco de fraturas. Via parecer CFM nº 29/12

 

WhatsApp chat