Canabidiol
CBD vs THC
3 de dezembro de 2019

CBD e Suas Propriedades Terapêuticas

Como vimos no post anterior, o canabidiol é um composto da planta cannabis que não provoca efeitos alucinógenos/tóxicos. Inclusive, neste ano a OMS recomendou que óleos concentrados de canabidiol com menos de 0,2% de THC não estejam mais sob controle das Convenções Internacionais de Controle de Drogas-reconhecendo assim os benefícios terapêuticos. Abaixo, falo mais sobre o CBD e uso medicinal:

Fibromialgia
Estudos apontam para ação analgésica da cannabis em dores crônicas e agudas, além de melhoria em queixas de rigidez muscular e espasticidade. Outro benefício é a ausência de grandes reações adversas em relação aos alopáticos, mostrando que o CBD pode ser associado ao protocolo de politerapia e beneficiar ainda mais os portadores de FM.

Mal de Parkinson
Por possuir ação neuroprotetoras, estudos mostram que o CBD poderia ser considerado como uma opção terapêutica para doenças neurodegenerativas, dentre elas o Mal de Parkinson, melhorando assim a qualidade de vida do paciente.

Ansiedade e depressão
Por estar associado à regulação do humor, uma disfunção no sistema endocanabinoide levaria à redução na concentração de canabinoides, o que foi associado à depressão e distúrbios do humor em estudos. Assim, de acordo com pesquisas, o CBD pode ser capaz de diminuir a tendência à ansiedade. Isso pode ser explicado porque os endocanabinóides modulam a resposta dos neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, auxiliando a promover o bem-estar e promovendo efeito antidepressivo e ansiolítico.

Distúrbios do sono
De acordo com estudos, o CBD pode auxiliar no tratamento da insônia, não apenas aumentando o tempo total do sono, como tb melhorando sua qualidade.

Enxaqueca
Pesquisas mostram que a cannabis é capaz de ativar receptores do sistema endocanabinoide do organismo e assim restringir inflamações que causam as dores da enxaqueca.

Esclerose Múltipla
O processo neurodegenerativo da EM poderia ser desacelerado pela cannabis, que teria o poder de agir no processo inflamatório, revelaram estudos.

Além disso, o CBD tem sido estudado no tratamento do de doenças inflamatórias do intestino (como a doença de chron), dor, avc e até mesmo do câncer!