Um “segredo” que nem todo mundo sabe: o sal é fundamental para que o organismo se mantenha hidratado e tenha uma boa performance física!
Se você se exercita, é importante saber que a desidratação durante o treino pode diminuir a capacidade do corpo transportar e metabolizar oxigênio, aumentando a percepção de exaustão, causando cãibras e diminuindo a sua performance física.
Por isso, antes de se exercitar, experimente consumir um pouco de sal (integral, nunca refinado, afinal, queremos os minerais!). Especialmente você que começou a fazer low carb, pratica jejum, removeu os ultraprocessados e pratica exercícios, pois pode sentir tontura, dor de cabeça, fraqueza ou náusea nos exercícios de musculação ou corrida e o sal integral pode ajudar a combater esses sintomas!
Nas últimas décadas, houve uma demonização desse elemento, com a ideia de que o consumo de sal pudesse elevar a pressão sanguínea. Por isso, antes é preciso diferenciarmos de qual sal estamos falando. O sal refinado utiliza produtos químicos para retirar os minérios (e você o consome nos produtos ultraprocessados e industrializados, que também são carregados de açúcares – e essa é a causa do adoecimento, mas o sal acaba, equivocadamente, levando a culpa isoladamente!). No sal refinado temos apenas o cloreto de sódio e a adição de iodo, enquanto o sal integral é rico em minerais, tão importantes para a saúde – inclusive, ajudando a manter a pressão sanguínea em bons níveis.
Além disso, quem transpira muito sob o sol (como eu!rsrs) acaba tendo uma perda exagerada de água. Inclusive, há ciclistas que antes de provas consomem cápsulas de sal para evitar a desidratação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🧂 E qual sal comprar?
Dê preferência ao sal integral sempre. Sal rosa de boa qualidade (ele é rosado por ter manganês), Sal do Atacama e Sal de Mossoró também são boas opções. E se você estiver em busca de uma opção barata, pode optar pelo sal grosso.