Copaíba é uma árvore nativa da América Latina e da África Ocidental, o óleo de copaíba é extraído do tronco da árvore e tem sido usado para fins medicinais devido ao seu potencial anti-inflamatório, antisséptico, cicatrizador, propriedades antivirais e atividade antiúlcera gástrica.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os estudos da copaíba são ainda limitados, mas ele tem sido utilizado para fins terapêuticos pela medicina popular no tratamendo de dores musculares, dores de garganta, problemas digestivos, artrite, problemas hepáticos,⠀proteção do sistema nervoso central, melhora da imunidade e do humor.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E por que falaram sobre ele num post CBD? Bem, porque no óleo de copaíba há uma substância chamada beta-cariofileno (BCP) que, assim como o CBD, age nos receptores CB2 do nosso sistema endocanabinoide.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os defensores do óleo de copaíba acreditam que ele seja, inclusive, mais eficiente do que o CBD e com menor risco de provocar reações no organismo. Além de não ter efeitos psicoativos, o óleo de copaíba não enfrenta problemas legais e ainda tme um menor custo. No entanto, importante lembrar que ele também pode causar efeitos-colaterais como náuseas e vômitos, por isso, é sempre importante consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Vale lembrar, também, que não existe nada milagroso. Seja o CBD, seja o óleo de copaíba, todos eles entram como coadjuvantes num tratamento integrativo que deve incluir práticas saudáveis em todas as esferas – alimentação, sono, mente etc.