Muitos dos seus hábitos diários podem estar inflamando seu corpo e destruindo sua saúde. A combinação de consumo excessivo de açúcar e farináceos refinados, óleos vegetais, álcool, tabaco, sedentarismo, insônia e estresse está causando uma verdadeira epidemia de organismos inflamados com permeabilidade intestinal (para entender melhor veja os posts na hashtag #drbarakatleakygut).
O açúcar e produtos à base de farinha branca leva a picos de glicose no sangue, podendo causar inflamação crônica quando isso é constante. Isso não só aumenta o risco de obesidade e diabetes, mas também pode desencadear doenças inflamatórias como rinites, artrite e até alergias severas.
Beber álcool em excesso é um dos maiores causadores de inflamação no fígado, no trato gastrointestinal e no sistema cardiovascular. O álcool danifica as células, aumenta a produção de radicais livres e interfere na função imunológica, deixando seu corpo vulnerável a infecções e doenças crônicas.
Fumar não só afeta os pulmões, mas também causa inflamação sistêmica. O tabaco libera toxinas que danificam os tecidos e órgãos, aumentando o risco de doenças respiratórias, cardiovasculares e câncer. Além disso, o fumo passivo também prejudica aqueles ao seu redor.
A falta de atividade física e dormir mal também contribuem para o aumento da inflamação no corpo. Isso para não falar do estresse crônico, que é um dos maiores contribuintes para a inflamação. O cortisol, hormônio do estresse, quando elevado por longos períodos, pode causar inflamação crônica e desencadear uma série de problemas de saúde, incluindo problemas digestivos, dores de cabeça, hipertensão e distúrbios de humor.
A solução? Mudança de Estilo de Vida! Consuma comida de verdade, pratique atividades físicas regularmente para manter o corpo em movimento, priorize ter um sono restaurador e adote técnicas de relaxamento como meditação, mindfulness, respiração profunda e grounding.
Não deixe que esses maus hábitos destruam sua saúde. Mude sua vida hoje, combata a inflamação e viva de forma plena e saudável!