Em 2010, um estudo científico revelou que reservar apenas 40 minutos, três vezes por semana, para caminhar não só beneficia a saúde física, mas também impulsiona o funcionamento cerebral.
A caminhada promove o crescimento do hipocampo, aprimorando a memória e a atenção. O aumento do fator BDNF, associado à saúde neuronal, é uma conquista adicional ao caminhar regularmente.
Mas, os benefícios de caminhar não param por aí! A capacidade pulmonar se expande, garantindo uma respiração mais eficaz, enquanto diminui a probabilidade de diabetes e doenças crônicas, beneficiando a saúde global.
Além disso, a prática libera endorfinas, melhorando significativamente o humor e reduzindo o estresse, bem como ajuda a fortalecer o sistema imunológico, a otimizar o processo digestivo, a melhorar a saúde cardíaca e até mesmo a emagrecer saudavelmente.
Você costuma caminhar? Reserve um tempo para isso toda semana, pode ser após o almoço, no entardecer, para começar o dia ou até mesmo na hora de ir para o trabalho (você pode descer alguns pontos antes, por exemplo). O importante é não ficar parado!
E você, qual a sua meta de minutos diários de caminhada?
Compartilhe esse post com quem precisa saber disso, curta e salve para ler depois!
Ref.: doi: 10.1212/WNL.0b013e3181f88359