22.03 – Dia Mundial da Água
22 de março de 2017
Impacto das emoções
23 de março de 2017

Água com limão: compreenda os benefícios

Hora de falar da água com limão. Cítrico, rico em vitamina C, potássio, fósforo, cálcio e magnésio, o limão é considerado um alimento que protege o sistema imunológico de infecções e de propriedades antioxidantes, o que ajuda a proteger as células dos radicais livres.

Hora de falar da água com limão. Cítrico, rico em vitamina C, potássio, fósforo, cálcio e magnésio, o limão é considerado um alimento que protege o sistema imunológico de infecções e de propriedades antioxidantes, o que ajuda a proteger as células dos radicais livres. A fruta auxilia ainda na liberação de toxinas do organismo, no processo digestivo e, ajuda a manter o equilíbrio do pH do corpo.

Sim, apesar de conter o ácido cítrico, o limão pode ser considerado um dos alimentos com propriedades alcalinizantes. O estômago é ácido, não vai alcalinizar. Não é isto. O que ocorre então com o limão? O corpo produz em contato com o limão o citrato de sódio (sal alcalino) o que o torna um alimento alcalinizante. Os diversos sais do limão se convertem em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio, entre outros, que aumentam a alcalinidade do sangue.

Recebi o trecho de uma entrevista cedida ao programa Sem Censura (TV Brasil) por Conceição Trucom, uma química, cientista e escritora do livro “O Poder de Cura do Limão”. Ela referenciou a reação química que ocorre no organismo de forma simples: “o limão é o fruto mais fantástico da humanidade. Abundante em ácido cítrico – chega a ter 7g por 100 ml de suco. Este ácido cítrico, quimicamente falando, pega tudo que está no ambiente de minerais – seja cálcio, selênio, zinco, potássio, e transforma em citrato, e é isso que faz o limão ser ácido na língua, no sabor, mas altamente alcalinizante no organismo”.

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, 1/4 de xícara de suco de limão fornece aproximadamente de 23,6 gramas de vitamina C. Isso é mais de 30 por cento da dose diária recomendada (RDA).

O que ocorre e, a meu ver, e tem contribuído para envenenar as visões sobre a água com limão, é a forma que a mídia reporta o assunto: “água com limão emagrece (e ponto)”. Gente, sozinha, uma água com limão não faz milagre e NÃO substitui refeições. Se o seu propósito está focado em perder kilos, está errado. O seu foco deve ser reeducação alimentar, basear suas refeições nos nutrientes que pode extrair dela. Este é o caminho.

É o conjunto que sempre falamos: alimentação saudável, exercícios, controle do sono e estresse; equilíbrio corpo, mente e espírito. A água com limão integra este universo e faz parte de um dia a dia focado em qualidade de vida com base nos seus hábitos alimentares como um todo. Ou você espera que tomando água com limão e comendo pães, refrigerantes seu corpo de conta de equilibrar o pH ou se manter sadio?

 

 

WhatsApp chat