Exagerou no final de ano? E agora o que fazer
8 de janeiro de 2019
Como eliminar toxinas e restabelecer o equilibrio do organismo
10 de janeiro de 2019

Afinal, como destoxificar o organismo?

Vocês já devem ter ouvido por aí falar sobre a destoxificação. O primeiro estigma a ser quebrado é que nada tem a ver com aqueles sucos e outros produtos industrializados, ultraprocessados – que levam o nome de “detox”! É o que esclarece o Dr. Barakat. Segundo ele, além de conterem os famosos conservantes, açúcares e outros ingredientes que nada acrescentam ao organismo, que dirá no que cabe a auxiliar a pessoa a alcançar uma renovação total no seu funcionamento fisiológico.

“Destoxificação NÃO É uma receita de bolo. Para funcionar da melhor forma, é necessário levar em conta a necessidade, objetivo e condição de cada pessoa, então deve ser um tratamento personalizado e ajustado às características de cada um e com base em protocolos com embasamento científico e prático”, explica o Dr. Barakat.

No Núcleo de Nutrição do Instituto Dr. Barakat sempre é reforçado que a destoxificação consiste num processo biológico que promove a redução de impactos negativos de toxinas no metabolismo corporal. O objetivo é eliminar as toxinas através da urina, das fezes, suor e respiração.

Para compreender melhor, o Dr. Barakat esclarece que esse processo ocorre em todas as células e tecidos do organismo, sendo os principais: fígado, intestino, pulmões, rins, pele e placenta. Quando existe um excesso de toxinas, o figado deixa de exercer suas funções para que possa elimina-las, e isso gera uma sobrecarga neste órgão.

De acordo com o médico, elas podem atacar nossas estruturas celulares prejudicando o funcionamento de todo o sistema. Podem gerar inflamação, aumentar riscos de hiperpermeabilidade intestinal, afetar nosso sistema endócrino (hormonal) e aumentar o riso de desenvolvimento de diversas doenças como a obesidade, as doenças autoimunes e o câncer, por exemplo.

É importante ressaltar que o efeito da genética no desenvolvimento do câncer fica em torno de 25% e os efeitos ambientais correspondem a 75%. Isso quer dizer que o estilo de vida que você leva é o principal fator que influencia o desenvolvimento do Câncer.

WhatsApp chat