Você passa o dia no smartphone? Talvez, seja hora de repensar esse hábito.
Pesquisadores sugerem que o uso constante de smartphones pode estar associado ao aumento do TDAH. De acordo com John Ratey, professor de psiquiatria de Harvard, “é legítimo analisar a possibilidade de déficit de atenção adquirido”.
Um estudo publicado em 2018 no Journal of the American Medical Association revelou que o uso diário de smartphones por mais de duas horas aumentou em 10% o risco de desenvolver TDAH.
Tradicionalmente, o TDAH foi considerado um distúrbio genético diagnosticado em crianças. No entanto, há evidências de que mudanças no estilo de vida, como a dependência excessiva de smartphones, podem contribuir para o desenvolvimento do transtorno em adultos. A constante exposição à mídia social pode sobrecarregar o cérebro com informações, levando a interrupções frequentes nas tarefas e diminuindo a capacidade de concentração.
Estudos indicam que o uso prolongado de tecnologia afeta a função cerebral e o comportamento, resultando em sintomas de TDAH, como dificuldade na inteligência emocional e social, isolamento social e distúrbios do sono.
Por isso, temos que buscar um equilíbrio saudável no uso da tecnologia, limitando o tempo gasto nos smartphones e reservando momentos para descansar sem exposição à tecnologia. Isso pode contribuir com a sua saúde física e mental!
Conhece alguém que precisa saber disso? Compartilhe essa informação!
Ref.: doi:10.1001/jama.2018.8931