fbpx
Existe Açúcar Bom?
17 de janeiro de 2017
Xylitol
18 de janeiro de 2017

Adoçante

Compreenda quais são os perigos que podem representar à sua saúde

Começo pelos adoçantes artificiais: veja o caso da sucralose. Este adoçante é obtido por meio de um processo (patenteado, diga-se) que altera a estrutura molecular do açúcar, obtendo um produto sintético excepcionalmente estável e aproximadamente 600 vezes mais doce que o açúcar. Esta estabilidade torna a sucralose uma substância “não metabolizável” pelo organismo, pois ela não fornece nutrientes e também não afeta o índice glicêmico.

Por ser obtida a partir da cana-de-açúcar, é classificada como adoçante natural (só que não!!!). Apesar de ser um produto sintético, é considerada natural por utilizar como base uma matéria-prima natural, mas vocês, seguidores pensantes e estudiosos, acham que esta informação é realmente verídica?

Pensem bem. O adoçante é sintetizado em laboratórios e ainda por cima é considerado natural?! Como assim?! O problema é que a grande maioria das interpretações sobre pesquisas com sucralose, desconsidera aspectos como a condição metabólica de cada indivíduo. A sucralose pode ser absorvida em até 40%, caindo na corrente sanguínea e causando inflamação, o que dificulta a perda de peso e o controle da diabetes. Há um grande número de nutricionistas que questionam o consumo da sucralose, justamente porque se trata de um adoçante artificial.

Já o aspartame, apesar de haver pequenos grupos defensores dessa substância, eu o considero nocivo para a saúde. O argumento que esses grupos usam para defende-lo é que desde que ele seja usado em doses adequadas, ele é seguro. Caso não, pode causar problemas. E é aí que está o impasse: como conseguimos calcular de forma exata essa dose, sendo 40mg por quilo de peso, aproximadamente? Apesar de existir uma campanha muito forte conta o aspartame, ele ainda está presente em vários dos nossos alimentos, como no chiclete, refrigerante, biscoitos e até em alguns poucos medicamentos.

O stevia, que inclusive citei no post de ontem como uma das boas opções para “adoçar a vida” – é um dos adoçantes naturais mais utilizados por quem está de dieta, exatamente por não possuir calorias e manter o sabor doce dos alimentos.

 

WhatsApp chat