Qual alimento você é simplesmente “viciado”?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Já reparou que, geralmente, esse alimento leva açúcar branco refinado? Isso porque o açúcar é tão viciante quanto qualquer droga. O que muda é apenas o nome do “produto” que pode causar dependência física e emocional.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A sensação que o açúcar refinado e a cocaína, por exemplo, geram sobretudo no cérebro é a mesma! Euforia, êxtase, saciedade temporária, graças a ação da dopamina, neurotransmissor que atua no sistema de comportamento motivado a recompensa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como toda compulsão, trata-se de um ciclo que precisa ser alimentado constantemente pra existir. E quando o efeito acaba, vem a vontade de buscar uma nova “dose”, porque seu subconsciente e seu organismo sinalizam que sua reserva está vazia. E assim, a pessoa vai se consumindo gradativamente. Mas, então, como controlar a vontade por doces?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Acha que não consegue viver sem? Então, comece buscando opções mais saudáveis como alimentos adoçados com açúcar de coco ou demerara. Não estou falando para vocês pararem com o açúcar de vez, até porque é aos poucos que os hábitos mudam, mas atentem-se na redução! Invista em alimentos ricos em triptofano, que ajudam a diminuir a ansiedade e a vontade por doce.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ressignifique sua alimentação: carboidratos simples causam pico de glicemia, então, adotar o estilo low carb, por exemplo e o jejum intermitente podem lhe ajudar no controle dos desejos! Se você quer mudança, busque por elas! #DrBarakatAcucar
Referências:
ESTEVINHO, Maria Fernanda; SOARES-FORTUNATO, J. M. Dopamina e receptores.
SAWAYA, Ana Lydia; FILGUEIRAS, Andrea. “Abra a felicidade”? Implicações para o vício alimentar.