Você consome bebidas “zero açúcar” imaginando que elas vão ajudar você a emagrecer?
Então, é hora de mudar sua estratégia porque, na realidade, essas bebidas “zero açúcar” promovem o ganho de peso e não a perda, como muitos imaginam!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Tais alimentos vêm classificados como sem isso, sem aquilo, mas têm dobrados em sua composição outros itens tão nocivos e engordativos quanto o que “falta” no produto. Para substituir açucares a Indústria utiliza produtos os quais desconhecemos, com nomes estranhos aos nossos ouvidos como acessulfame K, sacarina, ciclamato, aspartame entre outros – substâncias industrializadas isentas de valor nutricional.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Muitas dessas substâncias, como o acessulfame de potássio e a sucralose, são adoçantes artificiais que contribuem com o ganho de peso por estimularem o desejo por açúcar. Os estudos mostram que elas estimulam o apetite, aumentando o desejo por açúcar e assim promovendo o armazenamento de gordura e ganho de peso. Ao beber algo doce (mesmo sem calorias), seu cérebro é levado a desejar mais calorias por não estar recebendo energia o suficiente. Então, você consome uma quantidade maior de produtos diet/zero, além disso, os adoçantes, em especial o aspartame (muito usado pela indústria) tem a capacidade de estimular insulina como o açúcar, podendo ser causa de resistência insulina que é a porta de entrada para todos as doenças metabólicas! Assim, você entra num ciclo vicioso desejando doces, ingerindo açúcar e ganhando peso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, pesquisadores da University of Texas analisaram 749 pessoas com idade acima de 65 anos e descobriram que a ingestão diária de bebidas que contém adoçantes artificiais diariamente pode levar a um aumento de peso (principalmente na linha da cintura), o que é um fator de risco para diabetes tipo 2.
⠀⠀⠀
Por isso, fica aqui a lição: sem açúcar/ sem calorias não significa que seja sem consequências!