Vocês sabiam que está em vias de entrar em votação no Senado Federal uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que colocará em risco a saúde de nossa população e o meio ambiente?
Trata-se da PEC 45, de autoria do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que prevê “alterar o Sistema Tributário Nacional e dá outras providências”. Mas, o que eu ou você temos a ver com isso?
Um dos pontos desta ementa, presente no parágrafo 9º do artigo 9º, possibilitará uma flexibilização na tributação sobre produtos ultraprocessados – como refrigerantes e salsichas – e agrotóxicos, favorecendo a indústria.
Afinal, o que pode estar por trás desta “intenção” de reduzir as taxações de produtos nocivos à saúde em detrimento de alimentos saudáveis (legumes, frutas, verduras e tudo o que há de comida de verdade)?
Se você, assim como eu, quer evitar “a farra dos ultraprocessados”, convido a assinar a petição encabeçada pela “Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável” @aliancaalimentacao
Precisamos agir! Acesse agora mesmo e venha fazer parte deste movimento! https://doceveneno.org.br/?utm_source=Site_Alianca&utm_medium=Banner_Desk&utm_id=DoceVeneno
Vamos juntos em prol de uma reforma tributária 3s – saudável, solidária e sustentável.
Está mais que comprovado que o consumo de ultraprocessados, que são formulações industriais em que se acrescentam diversas substâncias, muitas delas prejudiciais à saúde (como gordura hidrogenada, excesso de sódio e açúcar, conservantes, corantes artificiais e etc), podem desencadear diversas doenças como diabetes, obesidade, pressão alta, câncer, isso sem falar no impacto na cognição, entre outros.
Não é segredo para ninguém que os alimentos ultraprocessados NÃO são comida de verdade e que devem, sim, ser evitados.