Durante anos aprendemos que a gordura era a grande vilã da alimentação e passamos a retirá-la do nosso cardápio. Mas, anos se passaram e essa mudança não nos tornou mais saudáveis.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Provavelmente porque vilanizar a gordura desse jeito não faz nenhum sentido e só aconteceu porque a indústria do açúcar pagou para que mentissem para você todo esse tempo, dizendo que a gordura iria prejudicar a sua saúde enquanto o verdadeiro vilão, o carboidrato, o açúcar, quase ninguém falava nada…
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Seu corpo precisa da gordura natural dos alimentos, é uma importante fonte de energia e essencial para que você absorva algumas vitaminas e minerais. A natureza não faz gorduras ruins. Agora, infelizmente da grande indústria, com seus óleos de sementes( milho,soja,canola e outros) e suas gorduras trans com processos químicos tóxicos, a gente já não pode dizer o mesmo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As gorduras trans, presentes (nos produtos industrializados)na sua margarina e na sua nutella, não têm nenhum benefício para a saúde, pelo contrário. Comer alimentos ricos em gorduras trans e óleos vegetais propicia aumento da relação ácido graxo omega-6 em relação ao ômega-3 (por isso importante ofertar omega-3 como suplemento) causando inflamação do seu organismo, que está ligada a doenças cardíacas, derrames, diabetes, Alzheimer e todas demais doenças crônicas degenerativas. Mesmo pequenas quantidades de gorduras trans prejudicam sua saúde: para cada 2% das calorias da gordura trans consumidas diariamente, o risco de doenças cardíacas aumenta em 23%.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Agora, você realmente acha que a gordura natural da sua carne, ou do seu abacate, ou do seu óleo de coco, é tão maléfica para você quanto essa gordura processada e embutida em milhares de alimentos? Claro que não! Óleo de coco, azeite extra virgem, banha de porco, a manteiga ghee, ovos, isso tudo é comida natural, orgânica, sem corante, sem realçador de sabor e cheio de gordura boa e essencial para o seu organismo, diferente desses óleos vegetais instáveis que oxidam facilmente e quando reutilizados várias vezes produzem subprodutos ainda mais nocivos!