A luz solar é um verdadeiro alimento e remédio para o nosso organismo!
A exposição à luz controla o ciclo circadiano, que regula ou atua em diversos processos em nosso corpo, como:
– autofagia e reparo do DNA
– digestão
– sensibilidade à insulina
– oxidação de gordura
– destoxificação
e muito mais!
A exposição solar ainda tem sido associado ao fortalecimento do sistema imunológico e melhora da saúde cardiovascular, ajudando a regular a pressão arterial e reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.
Importante destacar também os efeitos da luz solar para a saúde mental e cerebral, já que a exposição à luz solar pode reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. melhorar funções cognitivas (como memória, atenção e desempenho mental) e aumentar a produção de serotonina, um neurotransmissor que desempenha um papel vital na regulação do humor.
E, claro, que eu não poderia deixar de falar da vitamina D! Afinal, a luz solar é a nossa maior fonte desse hormônio, que está relacionado não apenas à imunidade, como também à saúde óssea e prevenção e tratamento de distúrbios neurodegenerativos e condições autoimunes.
Enfim, a luz solar é fundamental para o metabolismo e saúde me geral, e o grande problema é que, atualmente, boa parte das pessoas estão sendo privadas da luz natural (acordam e não abrem as cortinas, colocam os óculos escuros, entram no carro e seguem para um escritório com luz artificial). Isso sem falar que, depois, ainda ficam por muito tempo na luz artificial à noite, seja na frente do computador, tv ou smartphone. Tudo isso pode afetar o ciclo circadiano e, consequentemente, a saúde desses indivíduos!
Por isso, eu te pergunto: você tem se exposto à luz solar o suficiente? Todo dia, fique ao menos 15 minutos aproveitando esse verdadeiro remédio/alimento que a natureza nos proporciona! Isso é também uma técnica de biohacking, tema que abordarei melhor com vocês numa live em breve! 🌞🌞