Estamos vivendo a “era da permeabilidade”!
Há anos falo sobre “leaky gut”, a permeabilidade na barreira intestinal que faz com que toxinas que deveriam ficar apenas no intestino e, posteriormente, serem expelidas por meio das fezes, acabem caindo na corrente sanguínea, inflamando o organismo.
Bem, a verdade é que isso não tem ocorrido apenas com o intestino. Esses vaporizadores que muitos jovens têm utilizado, por exemplo, tem causado a síndrome “leaky lungs”, uma inflamação que danifica os pulmões, podendo levar ao acúmulo de líquido neles. E agora, os pesquisadores têm se debruçado sobre algo chamado “leaky brain”, que é quando a permeabilidade atinge o cérebro, fazendo com que a toxicidade a que somos expostos inflame esse órgão.
Aliás, há estudos que mostram que pessoas com depressão têm mais citocinas (moléculas de sinalização celular) inflamatórias no tecido neurológico, o que pode gerar mudanças neuroquímicas, neuroendócrinas, neuroimunes e comportamentais. Por isso, para o tratamento da depressão (que é uma doença multifatorial) é tão bem indicado se exercitar, vitamina d (exposição ao sol) e ômega 3, pois agem como anti-inflamatórios naturais.
Em resumo, o que ocorre é que nosso organismo tem entrado em contato com diferentes substâncias que não lhe são naturais, o que causa a inflamação que, por sua vez, se manifesta de diferentes formas, podendo causar desde os sintomas gastrointestinais, alergias, autoimunes, até condições neurológicas.
Assim, quanto melhor for a sua alimentação e seus hábitos (como se exercitar, evitar contato com disruptores endócrinos, ter um sono restaurador etc), melhor será a sua saúde de maneira integral!
Referências:
10.1093/bja/54.7.705-a
10.1016/j.neuroscience.2013.04.060