Parece até raro mas, de vez em quando, vemos algumas boas notícias na mídia.
Uma delas é de que os jovens estão consumindo menos álcool. Em janeiro, inclusive, muita gente participou do Janeiro Seco, o “Dry January” também conhecido como “Drynuary”. Trata-se de uma iniciativa na qual o indivíduo se propõe a ficar um mês sem álcool, o que permite a criação de novos hábitos.
Por exemplo, você já experimentou socializar sóbrio? Ou absolutamente toda vez que você está em um evento você precisa estar segurando uma bebida alcoólica? Já parou para pensar nisso, se você é capaz de se divertir sóbrio? Parece algo bobo, mas tem muita gente que depende do álcool para conseguir aproveitar os momentos.
Veja o carnaval, por exemplo. Já é algo enraizado em nossa cultura que esses dias de festas sejam regados à muita cerveja, drinks e energéticos. São vários dias seguidos assim e no final o que resta é uma grande ressaca – moral e física.
Não estou dizendo que você não deva aproveitar e se permitir curtir, longe disso. Na verdade, gostaria apenas de propor um desafio, que é o de tentar aproveitar cada vez mais os momentos de sobriedade. Lembre-se: não existe dose segura de álcool, ele é tóxico ao organismo e seu consumo sempre deve ser feito com moderação.
Seja no carnaval ou nos dias normais, repense sua relação com o álcool. Coloque na balança a forma como você lida com a bebida e reflita se você está aproveitando a vida ou se prejudicando.