A luz faz parte da vida de todos nós e impacta diretamente em nossa saúde.
O ciclo de 24h, que é composto por momentos de claridade e de escuridão, molda nossos ritmos circadianos. O organismo sabe quando é hora de dormir, de acordar, de comer, tudo isso sendo impactado pela luz que recebe.
No entanto, a luz artificial redesenhou nossa atividade diária, tornando possível “estender” o dia sem depender exclusivamente dos ciclos naturais dia-noite.
E de acordo com um estudo publicado em março de 2023, “O aumento da exposição à luz em momentos inoportunos ou a diminuição da amplitude de luz entre dia e noite podem ter implicações para nossa saúde. A exposição à luz está conectada à regulação do sono-vigília, padrões de atividade, alimentação, temperatura corporal e metabolismo energético. Perturbações nessas áreas, causadas por desequilíbrios de luz, estão associadas a problemas metabólicos, como um aumento do risco de obesidade e diabetes.”
Por isso, precisamos priorizar um relacionamento saudável com a luz. A consciência sobre os efeitos da exposição inadequada à luz nos leva a escolhas mais informadas para proteger nosso bem-estar.
Equilibrar a exposição à luz natural, ajustar os hábitos noturnos e criar ambientes propícios ao descanso são passos importantes para uma vida mais saudável e equilibrada!
Compartilhe esse post com aquela pessoa que gosta de “trocar o dia pela noite”!
Ref.: DOI: 10.3390/nu15061391