Quase metade das brasileiras possuem algum diagnóstico de depressão, ansiedade ou outros tipos de transtornos mentais, de acordo com um levantamento publicado no relatório “Esgotadas: o empobrecimento, a sobrecarga de cuidado e o sofrimento psíquico das mulheres”, da ONG Think Olga.
Como hoje é o Dia Internacional da Mulher, quero bater um papo com vocês sobre saúde mental – algo que, por muito tempo, foi negligenciado, mas sinto que, finalmente, as pessoas estão começando a compreender que saúde física e mental devem andar de mãos dadas. Afinal, somos corpo, mente e espírito.
Há diversos motivos para as mulheres serem tão afetadas por questões relacionadas à saúde mental, desde o fator hormonal, até a sobrecarga de cuidar da casa, trabalho, filhos etc. Isso, no entanto, não significa que não haja maneiras de melhorar.
Tudo começa reconhecendo que há um problema. Por isso, hoje pergunto a você: como está a sua saúde mental? Você tem sentido sentimentos e emoções como tristeza, vazio, indiferença, irritabilidade e cansaço há muito tempo? Talvez, seja hora de cuidar de verdade de você.
Sempre digo que somos corpo, mente e espírito. Nossa saúde física está diretamente associada à nossa saúde mental e vice-versa.
Cuidar da sua saúde mental é tanto um ato de autoconhecimento como de amor próprio. Procure ajuda profissional, se for o caso – a terapia pode lhe ajudar muito, principalmente em momentos de crise!
E cuide de você de modo integral: uma boa alimentação, um intestino funcionando corretamente (e produzindo neurotransmissores como serotonina e dopamina), um sono restaurador, a prática de exercício físico e práticas como grounding, mindfulness, exercícios de respiração e, claro, muita luz solar e vitamina D!