Músculos são sinônimos de envelhecimento longevo e saudável, com força e portência – que é o que precisamos para que possamos envelhecer com autonomia física e dignidade.
Recentemente, um estudo mergulhou nas nuances da saúde muscular em idosos, comparando os efeitos do treinamento de musculação e aeróbico.
Os resultados revelaram um achado fascinante: idosos dedicados à musculação exibiram uma morfologia muscular surpreendentemente semelhante à dos jovens ativos com menos de trinta anos. Em contrapartida, essa semelhança não foi observada nos idosos adeptos do treino aeróbico.
Essa descoberta destaca que a musculação desempenha um papel crucial na preservação das fibras musculares do tipo II à medida que avançamos em idade. Essas fibras, vitais para a força e resistência muscular, parecem ser mais bem conservadas em homens mais velhos que optam pelo treinamento de força. Essas fibras são da força e da potência, que é o que o idoso mais precisa para que possa realizar as tarefas do dia a dia sem medo e com dignidade, trazendo qualidade de vida ao envelhecimento por ter uma autonomia sobre seu corpo
Mas, vale destacar que idosos engajados em atividades aeróbicas também colhem benefícios, como a melhoria da saúde cardiovascular e respiratória, aumento da mobilidade, da flexibilidade e da resistência, além de fortalecimento do sistema imunológico e estímulo da cognição.
Em outras palavras, ao escolher a musculação, sem deixar de lado a atividade aeróbica, você não apenas preserva a robustez das fibras musculares, mas também contribui para a saúde de modo geral.
Seja você um entusiasta da musculação ou esteja considerando incorporar esse treino em sua rotina, lembre-se: a jornada para um envelhecimento saudável começa agora. Crie e fortaleça seus músculos para uma velhice digna, saudável e ativa!
💪 Agora, me digam. Vocês praticam musculação? Com que frequência?
Conhece alguém que vive fugindo do treino e precisa ler isso? Compartilhe esse post!
ref.: DOI: 10.1152/japplfisiol.00208.2023