Não confunda celulite com lipedema
22 de dezembro de 2023
Alzheimer: novo estudo mostra como o açúcar danifica o cérebro e favorece doenças neurodegenerativas
24 de dezembro de 2023

Gratidão: exercê-la regularmente muda a estrutura molecular cerebral

O poder da Gratidão é maior do que você imagina!

Estudos mostram que a Gratidão não é apenas uma emoção, é uma força que impulsiona a produção de dopamina, o neurotransmissor do prazer e motivação. O cérebro, ao experimentar a Gratidão, libera uma onda de dopamina, contribuindo para o foco, a motivação e a resiliência emocional.

Além disso, a Gratidão tem um impacto profundo no córtex pré-frontal medial, a área do cérebro associada ao planejamento e à organização. Ao exercer a Gratidão, ativamos essa região, promovendo benefícios cognitivos duradouros.

Mas as maravilhas da Gratidão não param por aí! Estudos mostram que a prática da Gratidão está ligada a um sono otimizado. A conexão Gratidão-sono foi explorada em uma pesquisa com mais de 400 adultos, revelando que pensamentos positivos associados à Gratidão contribuem para adormecer mais rápido e desfrutar de um sono mais longo e reparador.

Além disso, a Gratidão parece remodelar as regiões do cérebro associadas ao altruísmo e ao sistema de recompensa. Ao praticar a Gratidão, ativamos o córtex pré-frontal ventromedial, que está relacionado a um tipo de altruísmo puro. Em essência, a Gratidão nos conecta não apenas a nós mesmos, mas também aos outros, transformando estranhos em amigos e aliados.

Descubra como a Gratidão pode ser a chave para um cérebro mais saudável e relacionamentos mais profundos! Comece agora mesmo dizendo três coisas pelas quais você é Grato! Eu começo:

Minha saúde, minha família e meu trabalho! 🙏

E você?

Refs:
DOI: 10.1016/j.jpsychores.2008.09.002
doi.org/10.1080/10503307.2016.1169332
doi.org/10.3389/fnhum.2017.00599

plugins premium WordPress