Ovo: Santo ou Vilão? A Ciência Resolveu essa Polêmica!🥚
Alguns estudos sugeriram que os ovos eram culpados por aumentar o colesterol “ruim” e detonar marcadores inflamatórios, enquanto outros defendiam os benefícios nutricionais.
Por isso, cientistas realizaram testes para comparar o hábito de não comer ovos, consumir três claras por dia e comer três ovos inteiros por dia.
A Revelação (nada chocante para quem já é uma Estrelinha rsrs): O grupo dos ovos inteiros ganhou o round!
Mesmo com o aumento de colina (um nutriente presente nas gemas, que é essencial ao organismo) e sua associação ao TMAO (vilão ligado a doenças cardíacas), o estudo jogou uma bomba: o TMAO ficou inalterado!
E o melhor: nada de impacto negativo na inflamação ou nos níveis de colesterol no sangue. Os ovos inteiros até saíram na frente, causando menos estragos nos marcadores do risco de diabetes do que as claras.
E tem mais, os participantes do grupo dos ovos inteiros mostraram uma dieta mais rica em nutrientes, além de um hematócrito mais alto (indicador de glóbulos vermelhos), combatendo a anemia.
O ovo, antes julgado, é definitivamente uma opção poderosa para quem busca uma vida mais saudável e uma dieta mais nutritiva!
Aliás, como vocês preferem consumir ovos?
Ref.:DOI: 10.3390/nu15173747