Como estimular a dopamina de forma natural
9 de novembro de 2023
Por que o estresse crônico inflama o intestino?
10 de novembro de 2023

O que você precisa saber sobre a Disbiose

Quero começar o dia com este assunto, pois recebi algumas dúvidas referentes à microbiota e intestino.

Em linhas gerais, disbiose é o desequilíbrio da microbiota intestinal, entre as bactérias que protegem o órgão e as que têm ação prejudicial. Trata-se de um tipo de distúrbio que pode acarretar em desnutrição, sobrepeso e até mesmo em câncer, pancreatite aguda, esofagite, infecções urinárias e até depressão.

A disbiose age inibindo a formação de vitaminas produzidas no intestino, como a B12, e aí o crescimento de fungos e bactérias é exacerbado, o que prejudica o funcionamento do organismo. Dentre os principais sintomas, estão a prisão de ventre crônica, gases, cólicas e diarreia. É por isso que devemos prestar atenção nestes sintomas, pois se eles forem frequentes um médico deve ser consultado. Parecem normais, mas o desequilíbrio que isso causa no intestino é muito prejudicial. Aliás, uma das formas mais comuns de desequilibrar a microbiota é fazendo uso de antibióticos, especialmente de forma inadvertida, já que os antibióticos não matam apenas a bactéria da doença, mas também as boas bactérias em nosso intestino. Assim, se precisar tomar antibióticos, procure tomar junto um pool de lactobacilos juntos, para amenizar os efeitos adversos do antibiótico.

Para tratar a disbiose, o tratamento tem como base nutrição (orientação alimentar) e probióticos também são bem-vindos. Deve-se evitar açúcar refinado, alimentos ultraprocessados, leite, entre outros. Bem semelhante ao nosso Desafio 30 Dias – que você pode inclusive acessar https://www.desafio30diasdrbarakat.com.br/ e baixar o e-book.

Se você tiver uma dieta equilibrada e incluir alimentos probióticos e prebióticos, é possível restabelecer a recolonização intestinal com micro-organismos benéficos, além de promover o equilíbrio intestinal, a integridade da mucosa e consequentemente, o equilíbrio funcional do organismo. Inclua alimentos funcionais na dieta e desta forma, conquiste um intestino saudável. Depende dos nossos cuidados.

plugins premium WordPress