No climatério, algumas mulheres podem apresentar uma diminuição na produção de hormônios característicos, no caso o estrogênio e a progesterona, mas ainda sem muitas queixas clínicas.
Neste período, são sintomas comuns fadiga, dor de cabeça, muscular, e as famosas “ondas de calor” – mais conhecidas como fogachos. Há mulheres que apresentam falha menstrual, mas não significa menopausa ainda. Entende-se que a mulher está menopausada quando seu organismo encerra definitivamente o ciclo menstrual.
Entre os sinais mais comuns da menopausa temos: alteração do distúrbio do sono; alteração do humor; acumulo de gordura, principalmente abdominal; ressecamento à médio prazo nas áreas vaginais.
Para alcançar este período de climatério e menopausa com qualidade de vida e manutenção do desempenho do organismo da mulher, os cuidados devem começar cedo por meio de um estilo de vida saudável (sono restaurador, gerenciamento do estresse, alimentação saudável, exercício físico etc).
Além disso, a terapia hormonal de excelência, quando não houver contra-indicação (como câncer de mama ou câncer do endométrio avançado), deve ser feita sempre em um organismo desinflamado, através de hormonios isomoleculares, na menor dose possível, trazendo benefícios não apenas para tratar sintomas como fogachos e secura vaginal, mas também para a proteção dos ossos, da mama, do coração e do cérebro.
🚨No último domingo, fiz uma live sobre menopausa com a Dra. Paula Palacio (do @InstitutoDrBarakat), por isso se você quer saber ainda mais sobre o assunto, convido todas e todos a assistirem (sim, homens também, afinal, é importante compreender essa fase na vida de suas companheiras!) Acesse aqui!
Ref.: doi: 10.1097/gme.0b013e31824b970a