Até 2050, o cenário global de diabetes entre adultos será sombrio, com pesquisas alertando para um alarmante aumento na prevalência da doença. A obesidade em ascensão e disparidades na saúde são apontadas como principais impulsionadores desse crescimento exponencial. As projeções mais recentes indicam que a contagem global de adultos com diabetes, que já era de 529 milhões em 2021, ultrapassará impressionantes 1,3 bilhão até 2050. A inquietante previsão é que nenhum país escape de testemunhar um declínio na incidência do diabetes nas próximas três décadas!
“O diabetes continua sendo uma das maiores ameaças à saúde pública de nosso tempo e deve crescer intensamente nas próximas três décadas em todos os países, faixas etárias e sexos, representando um sério desafio para os sistemas de saúde em todo o mundo”, disse a pesquisadora do Fleischer Institute for Diabetes and Metabolism, em comunicado publicado no periódico científico Lancet.
Sim, a previsão é assustadora, mas isso me faz crer que eu estou no caminho certo e dedicando minha vida a um propósito verdadeiro e cada vez mais importante: Repetir quantas vezes forem necessárias a importância de uma mudança de estilo de vida, de uma ressignificação alimentar, de uma postura assertiva diante da sua própria saúde. Hoje. Já. Não depois das festas de fim de ano, não ano que vem. Hoje!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Como a gente bem sabe, a vida nunca é um mar calmo e sem surpresas. Não existe um dia perfeito para começar a mudar de vida. Se formos esperar esse dia, vamos morrer esperando. O dia certo para assumir o controle e ter uma vida saudável é sempre hoje e agora!
Quem aí já ressignificou a alimentação?
Fonte: thelancet.com/series/global-inequity-diabetes