Talvez você conheça algum vegetariano ou mesmo vegano (não consome nada de origem animal). Talvez, você seja essa pessoa. O fato é que cada vez mais pessoas optam por esse tipo de alimentação baseado em vegetais e, inclusive por aqui, tenho Estrelinhas vegetarianas/veganas que me acompanham há anos. Pois bem, hoje o papo é com vocês!
Não quero entrar muito na discussão se o vegetarianismo/veganismo é ou não mais saudável, porque vocês que me conhecem já sabem minha visão. Sou praticamente um carnívoro e grande fã da proteína animal!rsrs No entanto, entendo e respeito quem se abstém dela por não suportar a ideia do sofrimento animal. Por isso, quero pedir permissão a vocês vegetarianos e veganos para falar um pouco sobre esse tema, já que tem muita gente aqui que acompanha minhas dicas sobre sono, intestino, exercício físico e agora, com esse post e mais alguns que farei ao longo das próximas semanas, espero sanar dúvidas também em relação à alimentação sem proteína animal. Foi pensando nisso que convidei para me orientar nessa jornada a nutricionista Marina Toledo, que é vegetariana desde criança, fez pós-graduação em nutrição vegetariana e hoje atende no Núcleo de Nutrição Funcional do @InstitutoDrBarakat.
Acho importante falarmos sobre esse tema principalmente porque há cada vez mais documentários e propaganda tentando defender a “carne vegetal” como algo saudável e isso é, na verdade, apenas a indústria alimentícia fazendo-se valer de uma estratégia de marketing. Ou vocês acham mesmo que um alimento ultraprocessado é o caminho para a saúde?! Além disso, recebo muitos casos de vegetarianos, especialmente, que cortam a proteína animal e excedem nos carboidratos, esquecendo de avaliar a densidade nutricional dos alimentos (pela minha experiência clínica, vejo que veganos costumam compreender melhor a importância de equilibrar fibras, boas gorduras, proteína vegetal e vitaminas)
Bom, vamos falar mais sobre isso no post da próxima semana. Quem sabe até compartilhar com vocês uma opção ao caldo de ossos, já pensaram?!rs
Deixem as dúvidas de vocês que, junto com a nutricionista Marina, tentarei responder as principais delas!