A ligação entre a serotonina e a obesidade
12 de abril de 2023
Nootrópicos para ajudar o seu cérebro
12 de abril de 2023

Quantas horas você dorme por noite?

Quantas horas você dorme por noite? 💤 Acho que podemos dividir as pessoas em três tipos:

😴 aqueles que dormem menos de 6 horas por noite

😴 aqueles que dormem entre 6 a 8 horas por noite

😴 aqueles que dormem mais do que 8 horas por noite

Qual deles você é? Independentemente da sua resposta, saiba que mais do que a quantidade de horas, o que importa verdadeiramente é a qualidade do seu sono. Aliás, há estudos que mostram que dormir menos de 5 horas ou mais que 10 horas por noite pode levar a um maior risco de desenvolver doenças. Mas, afinal, qual é a quantidade certa de horas? Bem, essa resposta é muito individual!

O mais importante não é o tempo de sono, mas sim a qualidade dele! Dormir 6 horas em um sono profundo e restaurador, passando pelas fases N1, N2, N3 e REM, tendo ciclado completamente 4 ciclos de sono pode significar um sono muito mais reparador do que aquele que dura 8 horas, mas sem passar por todos esses estágios de forma completa. O que torna um sono reparador e restaurador é ele ter sido de qualidade e eficiente em todos seus estágios!

Você acorda com a sensação de que está descansado ou com vontade de dar uma soneca? No decorrer do dia, depois do almoço/fim de tarde, você tem disposição ou tem queda da sua energia física e mental? Sua memória e concentração andam ajustadas ou você anda sentindo déficit nesses itens? Vem se sentindo mais irritado/impaciente? Tem percebido menos atenção e vigília durante seu trabalho/estudo? Tudo isso pode ser consequência de um sono sem qualidade, não reparador. Muitas pessoas têm indução de sono fácil, dormem a noite toda e por isso acreditam ter um sono perfeito, mas sofrem com essas questões ao longo do dia. Isso é sinal de que é preciso cuidar melhor do sono. E como fazer isso? Higiene do sono, correção de hormônios, alimentação equilibrada e, se for o caso, suplementação!

Saiba mais em meu vídeo no canal youtube.com/InstitutoDrBarakat e também no destaque sobre o tema!

Refs: doi: 10.1371/journal.pone.0282085 | 10.1371/journal.pmed.1004109 | 10.1001/jamanetworkopen.2021.22837

plugins premium WordPress