Depois da live de hoje (que quem perdeu pode assistir aqui no perfil), vocês entenderam a importância e como ter uma alimentação saudável (tema que estou abordando esta semana), certo?
Então, lembrando da máxima “antes de incluir, retire os alimentos que lhe são inflamatórios”, vou compartilhar uma sugestão de 5 alimentos muito benéficos para a saúde em geral que deveriam fazer parte da alimentação de todo mundo que busca mais saúde:
Abacate – Ele quase não contêm açúcar e é rico em ômega-3, que aumenta o bom colesterol. Também é fonte de luteína, o que auxilia no funcionamento dos neurônios do cérebro!
Azeite extra virgem – Fonte de polifenóis e ácidos graxos, o azeite é provavelmente a gordura mais saudável do mundo, repleta de antioxidantes poderosos e nutrientes anti-inflamatórios que ajudam a prevenir doenças cardíacas, Alzheimer, diabetes e até câncer.
Ovos – Eles são uma excelente fonte de nutrientes, como a colina, fundamental para a saúde cerebral, e a luteína, que protege olhos e pele contra os radicais livres.
Kombucha – Uma bebida milenar, feita a partir da fermentação de chá (verde, preto, hibisco ou mate), uma colônia de bactérias benéficas (também conhecidas como “a mãe do kombucha”) e açúcar (ele é metabolizado para produzir ácidos que fermentam a bebida, assim, quanto mais tempo de fermentação, mais azedinha a bebida fica e menos traços de açúcar restam). Rico em probióticos, o kombucha auxilia na saúde intestinal, auxilia na destoxificação, melhora a imunidade, além de possuir vitaminas do complexo B e K.
Peixes gordos – Além de serem fonte de proteína, vitamina B12, selênio e iodo, peixes gordos como salmão, sardinha e cavala são ainda fonte de vitamina B6, vitamina D, ômega 3 e antioxidantes.
Pode reparar que entre os alimentos para incluir há dois que, como macronutrientes, são de proteínas, dois de gorduras e um é um alimento para nutrir o intestino (kombucha, mas pode ser qualquer fermentado). Mas, agora quero saber: qual desses você mais consome?