Sabia que o estômago é um ambiente extremamente “hostil” para os alimentos? Inclusive, ele é o único órgão a suportar um pH de até 2.0! Nele há o suco gástrico, composto por ácido clorídrico, água e enzimas digestivas, ajudando na digestão, além de desinfetar e matar micróbios ruins. Por isso, é importante ter uma produção adequada de ácido gástrico, caso contrário pode haver uma digestão inadequada e supercrescimento microbiano.
Algo que tem ocorrido muito ultimamente são pessoas que possuem baixa produção de ácido gástrico e, por isso, enfrentam desconfortos, sensibilidades e até alergias. Muitas delas temem a água com limão, quando ela, justamente, pode beneficiá-las. Sim, gastrite/refluxo podem ser causados devido não apenas ao excesso de ácido (hipercloridria), mas também à falta dele (hipocloridria)! Infelizmente, grande parte dos pacientes apresenta gastrite hipoclorídrica e está sendo tratada erroneamente com inibidores de bombas de próton para diminuir a acidez, causando analgesia no esôfago, mas piorando a digestão por diminuir a acidez.
E então, como saber se a água com limão pode ajudar?
⠀⠀⠀⠀⠀
– Se a acidez e as queixas aparecem em jejum durante o dia e só melhoram depois que você come, então seu estômago tem hipercloridria, ou seja, excesso de ácido e não se beneficia com o limão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
– Agora se você não sente nada em jejum e só depois que come fica empanzinado, com arrotos etc, a causa disso é o lento esvaziamento gástrico do estômago para o intestino, por uma baixa capacidade do estômago produzir cloridrato de betaina (ácido estomacal), o que gera desconforto e refluxo. Neste caso, que boa parte da população tem devido ao estresse, que fica bem em jejum e passa mal após que come (especialmente alimentos pesados como proteína e gordura), são os casos que se beneficiam da água com um pouco de limão, em jejum e sempre antes das refeições, pois vai estimular a produção de ácido e ajudar na digestão. Outros recursos que podem ajudar são o cloridrato de betaína junto com as refeições, bem como chás de guaçatonga, espinheira-santa e aloe vera.
Então, quais são as funções do ácido estomacal?